quinta-feira, 28 de agosto de 2008

cartemas

Hoje conversando com uma colega mencionei os cartemas. Ela não sabia o q era. Aí fomos pro Google e descobrimos isso e muito mais!


CARTEMAS
"Embora simples, o cartema não é um achado. Tem toda a vivência e o treinamento de um olho atento a tudo. 0 cartão-postal é importante e universal. Tão importante que ficou banal. A arte anda meio trágica, densa, sufocada. Perde diariamente o caráter lúdico e a graça. O cartema restitui ao espectador a alegria perdida. Ninguém fica indiferente." Aloisio Magalhães,Jornal da Tarde, São Paulo, 19 mar. 1973
"Por algum tempo, achei que a pintura estava morta. Hoje não posso dizer mais a mesma coisa. 0 desenho industrial me obrigou a ser mais pragmático, a ter um contato mais direto com o meu meio social, a aceitar muitos limites. Hoje, quando faço os cartemas, eu ainda estou aceitando um limite: o do cartão-postal. Mas, assim como não acredito que a pintura esteja morta, não coloco abaixo de nada do que faço minhas atividades como desenhista industrial. Acabei descobrindo que a cultura não é eliminatória, mas somatória." Aloisio Magalhães, Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 17 abr. 1974


O neologismo Cartema foi criado, pelo filólogo Antônio Houaiss, para designar o trabalho gráfico de Aloísio Magalhães usando a técnica de colagem de uma mesma imagem, cartões-postais, que, fixados lado a lado, em posições diferentes, dão ao conjunto uma nova unidade visual, face à continuidade das imagens montadas repetidamente em módulos simétricos.

Neste flicker tem uns cartemas mais modernos, deem uma olhada:

http://www.flickr.com/photos/paulorafael/2687380796/in/set-72157606282608371/

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Há muito tempo

Há muito tempo, 1975 mais exatamente, visitei a casa do Thomas Jefferson, em Virginia. A casa é tão especial q tem até nome: Monticello! E foi planejada pelo próprio q era um curioso e diletante homem, além de habilidoso político.

Anyway, hoje dei uma aula sobre o presidente Jefferson e o texto mencionava a propriedade dele. Fui atrás e achei estas fotos lindas!

Enjoy

E, se vc já usou uma nota de U$ 2,00 ou uma moedinha de U$ 0,05 tbém já andou com a imagem de Monticello nas mãos:

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Mais de lá


Eu sei q já faz quase um mês q fui a SP mas ainda tenho coisas a compartilhar.

Aqui vai mais uma foto de um dos prédios da Berrini q se pode ver a partir da Marginal Pinheiros. Felizmente qdo passamos lá não havia nada de tráfego. Também, era sábado à tarde!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Matisse

De alguma forma aquele "pedaço" de graffiti q mostrei aqui em 30 de julho me lembrou esta obra de Henri Matisse (1869-1954 ). Talvez as cores muito vivas. Este site é bem legal, tem muita coisa sobre muitos artistas: http://www.ricci-arte.biz/pt/Henri-Matisse.htm.


Também resolvi colocar aqui outra foto feita na Vila Madalena em SP em julho de 2008. Esta mostra o muro e portão de uma casa q foram "cedidos" para q o grafiteiro ali se expressasse. Bacana, não?